Apresentação da Chapa


O slogan da nossa Chapa, que disputa, no próximo dia 27 de novembro de 2013, a eleição para Direção e Vice - Direção da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão foi uma construção coletiva, realizada numa reunião do comitê de campanha. Autonomia, transparência e responsabilidade são proposições que indicam desafios. Estão compostos como três círculos, apontando para um equilíbrio necessário para ações políticas colaborativas, visando o fortalecimento da Universidade Federal em Catalão.

Autonomia – é uma proposição que visa à eficiência nos serviços públicos oferecidos na Universidade e a excelência acadêmica na formação humana, técnica e profissional do cidadão. Reza a constituição que: “As universidades gozam de autonomia didático científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Compreendemos que “as universidades são universidades de Estado”, o que significa que são fortemente dependentes dos recursos que lhes concede o governo. Assim, reafirmamos as posições que vimos defendendo nos últimos anos, tanto frente ao Estado, por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, quanto frente à administração central da UFG: autogoverno, ampla liberdade de experimentar, organizar e avaliar nosso trabalho. Autonomia é nosso devir. 

Transparência - é uma proposição que significa tornar público o que tem que ser público, tanto do ponto de vista financeiro, quanto administrativo e acadêmico, incluindo as parcerias que visem fomentar a qualidade do Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura universitárias no Campus Catalão.

Responsabilidade - é uma proposição que se pauta pelo compromisso com a gestão eficiente dos recursos financeiros; com o fomento do papel social e formativo que a instituição universitária deve exercer em prol da coletividade; por ações pedagógicas para a melhor qualificação de seus alunos, técnicos administrativos e professores. Enfim, responsabilidade da instituição para com o desenvolvimento regional, inserção na comunidade e compromisso em qualificar profissionais preocupados com questões sociais, com a produção de novos conhecimentos e com a sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, sua crítica, sugestão, opinião etc... Sua colaboração será bem-vinda!