quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Proposta de Programa de Gestão - Apresentação




A Universidade Federal de Goiás em 2013 faz 30 anos em Catalão. A trajetória histórica do Câmpus Catalão inicia-se em 1983, enquanto um local de estágios para os alunos dos cursos de Medicina e Odontologia da UFG – Câmpus Goiânia. Os alunos da época vinham a Catalão para fazer seus estágios, atendendo à população local.



A partir 1986 nascem os primeiros cursos vinculados ao próprio Câmpus, sendo eles Letras, Geografia, Matemática, Pedagogia, História e Educação Física, tendo o incremento do curso de Computação em 1994. A década de 1990 foi composta por muita luta, sobretudo na reivindicação por coordenações de cursos no próprio Câmpus Catalão, dedicações exclusivas para os professores, criação e solidificação da ADCAC, plano de carreira para os professores da Prefeitura semelhante aos da Federal, entre tantas outras.



O início dos anos 2000 trouxe outras demandas: abertura de concursos federais, espaço físico adequado aos 07 cursos existentes e, talvez aquela que abria para a maior solidificação política do CAC, a escolha de um Diretor entre os professores do quadro lotados em Catalão.



Com o processo de crescimento das Instituições Federais de Ensino Superior, via o que denominou de Expansão e Reuni, o Câmpus Catalão saltou, em 2005, de 7 cursos para 22 cursos de graduação, em 2013. Cerca de 300 professores; quase 3.500 alunos; 7 programas de Pós-Graduação stricto sensu, 197 técnicos administrativos, entre federais, da Prefeitura Municipal de Catalão e terceirizados.



Esse breve histórico tem por objetivo explicitar que a proposta da CHAPA 2 leva em consideração esses 30 anos de UFG em Catalão. São 30 anos de busca pela autonomia e a nossa proposta de gestão 2014-2017 busca integrar a Universidade que temos com a Universidade que queremos. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade, tanto na oferta de cursos, quanto no trabalho administrativo ofertado à comunidade acadêmica e ao público em geral.



Urge uma nova realidade universitária. E acreditamos que ela está a caminho, especialmente com a aprovação do novo Estatuto da UFG. O que não significa sentarmos e assistirmos a instalação do mesmo. Pelo contrário, nossa ação política será fundamental para trazermos para Catalão a realidade da UFG que sempre lutamos: o crescimento do AUTOGOVERNO da Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura e Administração universitária. Para isso, urge um novo modelo de gestão ancorado numa nova estrutura organizacional da UFG/CAC, à luz da Universidade que temos e da Universidade que queremos.



Os EIXOS a seguir indicam caminhos possíveis. Estão numerados, mas não hierarquizados. São complementares e nos ajudam a lançar um olhar prospectivo para a Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão, nos próximos 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, sua crítica, sugestão, opinião etc... Sua colaboração será bem-vinda!